BAIANÃO 2020

Fórmula de disputa foi definida e abertura será dia 15 de janeiro

13.11.2019

O Campeonato Baiano já tem fórmula de disputa definida após o Conselho Técnico ter se reunido na sede da FBF (Federação Bahiana de Futebol). O Vitória foi representado pelo presidente Paulo Carneiro e o vice Luiz Henrique Vianna Pereira.

A reunião foi comandada pelo presidente da FBF, Ricardo Lima, com a participação do vice-presidente Manfredo Lessa, diretora técnica Taíse Galvão,  presidente da CEAF-BA Jailson Macêdo Freitas, promotor Olímpio Campinho e coronel PM Saulo Roberto, Comandante do BEPE (Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos).

O campeonato terá início dia 15 de janeiro e o campeão será conhecido dia 26 de abril. Com 10 clubes, a fórmula de disputa será a mesma do ano passado:

Fase de classificação – Os 10 times se enfrentarão entre si, apenas em jogos de ida, e os quatro primeiros avançam às semifinais;

Semifinais – Serão formados dois grupos: no Grupo 2 ficarão o 1º e o 2º colocados; e no Grupo 3, o 3º e o 4º colocados. Os times se enfrentarão dentro de cada grupo no sistema de ida e volta e os vencedores avançam às finais. Havendo empate por pontos ganhos e saldo de gols, a vaga será decidida na cobrança de tiro livre da marca do pênalti;

Finais – Serão dois jogos e ocorrendo empate em número de pontos e saldo de gols, o título será definido na cobrança de tiro livre da marca do pênalti.

Nas semifinais e finais, os mandos de campo serão das equipes melhores colocadas na primeira fase.

A última equipe entre as 10 será rebaixada para a segunda divisão em 2021, já que a FBF rejeitou a proposta de rebaixamento de duas e o acesso de duas da segunda divisão.

O campeão baiano, automaticamente, terá vaga garantida na Copa do Nordeste em 2021. A tabela e regulamento do Baianão 2020 serão divulgados posteriormente pela FBF.

OS PARTICIPANTES

Esporte Clube Vitória

Esporte Clube Bahia

Sociedade Desportiva Juazeirense

Fluminense de Feira Futebol Clube

Jacobina Esporte Clube

Esporte Clube Jacuipense,

ECPP Vitória da Conquista

Associação Desportiva Bahia de Feira

Alagoinhas Atlético Clube

Doce Mel Esporte Clube

Fotos: Site da FBF