"/> NA ÍNDIA

NA ÍNDIA

Goleiro rubro-negro destaque do sub-17, Yuri Santos é único atleta do N/NE convocado para disputar o Mundial da Índia em outubro

08.09.2017

Destaque das três últimas competições disputadas pelo sub-17 do Vitória e aprovado nas passagens anteriores pela seleção, o goleiro rubro-negro Yuri Santos recebeu, nesta sexta-feira (8) pela manhã, a notícia aguardada com ansiedade: está na lista dos 21 jogadores que representarão o Brasil no Mundial da Índia, entre os dias 6 e 28 de outubro.

A convocação de Yuri Santos foi anunciada em coletiva concedida pelo técnico baiano Carlos Amadeu. Yuri se apresentará terça-feira (12) na Granja Comary, Centro de Treinamento da CBF localizado em Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. A viagem para Mumbai, capital da Índia, será no dia 25.

Os adversários do Brasil na primeira fase serão Espanha, Níger e Coreia do Norte. A estreia ocorrerá dia 7 de outubro, contra os espanhóis, em Cochim.

Vale ressaltar que o Vitória é o único clube do Norte e Nordeste a ter jogador convocado. Flamengo e Palmeiras foram os que mais cederam (3 cada) e o único chamado de um time europeu é o defensor Rodrigo Guth, do Atalanta (Itália).

QUEM É YURI

O goleiro revelado pelo clube disputou três competições importantes este ano e em 21 jogos, sofreu somente três gols. Foi campeão invicto da Supercopa Natal Sub-17 sem levar gol. Na Taça BH, o Vitória foi eliminado nos pênaltis das quartas de final, após empatar em 0 a 0 com o Flamengo no tempo normal. Yuri sofreu os três gols em sete partidas. Na Salvador CUP Sub-16, o jovem goleiro saiu mais uma vez sem levar gol em sete jogos. Perdeu o título na disputa do tiro livre de marca do pênalti.

Natural de Salvador, nascido no bairro do Calabetão, Yuri chegou ao Vitória aos 12 anos, por indicação do pai de Luan, outro atleta da base do rubro-negro. A jovem revelação se espelha no estilo de pegar de outras cria da base, Caíque, segundo goleiro do time profissional. Yuri nasceu em 31 de janeiro de 2001 (16 anos).

“Estou muito feliz (com a convocação). Se eu disser que não esperava, estou mentindo. Pelo que tenho apresentado nas competições e nas quatro vezes em que fui chamado anteriormente para a seleção, acreditava que iria para o Mundial. É algo que marca a carreira do atleta e estou muito contente”, disse, por telefone, o goleiro.

Yuri Santos é treinado por Paulo Musse, ex-goleiro, que passou pela base e atuou no profissional do Vitória até 2005. O treinador do sub-17, o ex-lateral-direito Rodrigo Chagas, vice-campeão brasileiro em 1993 pelo rubro-negro, comentou a convocação.

“Desejo a ele toda sorte e felicidade do mundo neste novo desafio na sua carreira e na sua vida profissional. Que permaneça sendo este garoto humilde, tranquilo fora de campo, e que, dentro de campo, continue fazendo a diferença como faz aqui no clube. Deus te abençoe, ilumine e estamos todos nós torcendo pela sua felicidade e também do nosso querido Amadeu (Carlos, técnico da seleção)”.

LISTA DOS CONVOCADOS

GOLEIROS

Yuri Santos – Vitória

Gabriel Brazão – Cruzeiro

Lucas Alexandre – Vasco da Gama

DEFENSORES

Wesley – Flamengo

Luan Cândido – Palmeiras

Weverson – São Paulo

Lucas Halter – Atlético Paranaense

Matheus Stockl – Atlético Mineiro

Rodrigo Guth – Atalanta (ITA)

Vitor Eduardo – Palmeiras

MEIAS

Alan de Souza – Palmeiras

Marcos Antônio – Atlético Paranaense

Rodrigo Nestor – São Paulo

Victor Bobsin – Grêmio

Victor Yan – Santos

Vitinho – Corinthians

ATACANTES

Brenner – São Paulo

Lincoln – Flamengo

Paulinho – Vasco da Gama

Vinícius Jr. – Flamengo

Yuri Alberto – Santos

Foto de Yuri (Arquivo Pessoal); Foto de Carlos Amadeu/esq. (Lucas Figueiredo-CBF)