MELHOR DO ESTADO

CBF divulga Ranking Nacional dos Clubes 2018 e o Vitória é o único time baiano entre os 20 melhores do Brasil. O Leão está em 18º, com 7.690 pontos

05.12.2017

Não é mais nenhuma novidade que o Vitória tem a hegemonia do estado. Nesta segunda-feira (4), a CBF apenas confirmou o que toda nação rubro-negra já sabia. A Confederação Brasileira de Futebol divulgou o Ranking Nacional dos Clubes (RNC), e o Vitória é o único clube baiano entre os 20 melhores do país. Com 7.960 pontos, o Leão ficou em 18º colocado. O segundo baiano é o rival, em 21º, com 6.647 pontinhos, mais de mil pontos de diferença. O rubro-negro ganhou duas posições no ranking. Em 2017, o clube era o 20º, com 7.547 na pontuação geral. O terceiro melhor baiano foi a Juazeirense, figurando na 82ª colocação.

A CBF leva em conta a colocação de cada clube nos últimos cinco anos, com pesos diferentes para as Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. Há ainda peso e bônus para o brasileiro que disputa a Libertadores. Como já sabemos, nenhum time baiano participará da competição ano que vem, o que não muda o posicionamento dos clubes no ranking. Segundo a entidade máxima do futebol brasileiro, “o ranking considera a participação do clube em competições realizadas nos últimos cinco anos (ranking dinâmico). Para cada um dos cinco anos do período considerado, do mais recente ao mais distante, são atribuídos pesos, a serem convertidos sobre cada pontuação”, diz o documento sobre a convenção dos pontos.