CONVÊNIO COM A DEFENSORIA PÚBLICA

Defensoria Bahia assina convênio com o Vitória para atender torcedores no Barradão

07.08.2019

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA assinou termo de cooperação técnica com o Esporte Clube Vitória na manhã desta quarta-feira, 7, para viabilizar que os serviços defensoriais possam ser levados aos torcedores no Barradão em dias de jogos. O serviço beneficiará também a população das imediações do estádio rubro-negro.

A assinatura do documento – que possibilita também à Defensoria a divulgação das campanhas e ações institucionais no estádio – foi feita pelo presidente do Vitória, Paulo Carneiro, e pelo defensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes, na sede do clube, no bairro São Marcos, em Salvador. Presentes também o subdefensor público geral, Pedro Bahia, e o assessor especial do gabinete da DPE, Marcelo Rodrigues.

Para o defensor-geral, o futebol é um importante meio para a comunicação: “É uma linguagem que a população entende e se identifica. Quando você fala de futebol, você atinge muita gente que talvez nem se interessasse em refletir sobre aquele direito que tem. A ideia é de se aproximar, fazer uso positivo dessa afinidade popular com o tema para levar direitos à população e conscientização”, esclareceu Rafson Ximenes.

“Devemos motivar o nosso torcedor a estar atento aos movimentos dessas organizações, como a Defensoria Pública, que é um órgão que visa enfrentar os problemas sociais. É extremamente importante que o torcedor participe dessas ações e o Vitória vai estar próximo tanto com novas ideias como abraçando as ideias que vierem da Defensoria”, comentou Paulo Carneiro. De acordo com ele, o Vitória é uma instituição de utilidade pública e o clube está disposto a participar de ações que buscam solucionar os graves problemas sociais existentes.

Vitória
A abertura das atividades ocorrerá no jogo do Vitória vs Paraná, no Barradão, neste sábado, 10 de agosto. Exames de DNA gratuitos e orientações jurídicas serão prestadas no estádio, na Loja do Vitória, a partir das 16h, finalizando até o início da partida.

Após a abertura da ação, a Defensoria estará durante uma semana disponível atendendo torcedores e pessoas, a partir da segunda-feira (12) até a sexta-feira (16), das 09 às 16h.

Defensoria na Torcida
O projeto Defensoria na Torcida tem como objetivo oferecer o serviço público da instituição nos estádios de futebol antes dos jogos. Com parcerias com clubes futebolísticos, a DPE/BA poderá prestar orientação jurídica gratuita aos torcedores hipossuficientes ou em vulnerabilidade social que frequentam os estádios.

Com a ação, a instituição oferece serviços de exames de DNA para investigação e reconhecimento de paternidade, orientação jurídica e resolução judicial e extrajudicial nas mais diversas áreas de atuação da instituição.

Em contrapartida, os clubes de futebol divulgam nos estádios e mídias as campanhas desenvolvidas pela Defensoria Pública, levando as mensagens institucionais como a da Ação Cidadã Sou Pai Responsável para o grande público que vai assistir às partidas.

Conforme o subdefensor público geral e um dos idealizadores do projeto, Pedro Bahia, o Defensoria na Torcida busca criar um laço entre a instituição e uma paixão nacional, o futebol, “trazendo um vetor com bastante amplitude, de modo a atingir uma grande parcela da população baiana com o serviço público da Defensoria, levando cidadania e maximizando as campanhas institucionais. Optamos nesse primeiro momento por apresentar a campanha #SouPaiResponsável em homenagem ao dia dos pais”.

FOTOS: Ascom DPE/BA