"/> COLOCANDO O NOME NA HISTÓRIA

COLOCANDO O NOME NA HISTÓRIA

Universo/Vitória vence o Mogi e torna-se o primeiro time do Nordeste a chegar em uma semifinal do NBB CAIXA

06.05.2017

A tarde de sábado no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), tinha tudo para ser histórica. E foi! O Universo/Vitória venceu o Mogi das Cruzes/Helbor por 95 a 85, no quinto e último jogo das quartas de final do NBB CAIXA 2016/2017, e se classificou para a semifinal do campeonato de basquete mais importante do país.

Feito inédito para o rubro-negro baiano (que participa do campeonato há dois anos) e também para o Nordeste: o Universo/Vitória é o primeiro clube da região a estar em uma semifinal do NBB CAIXA. Além disso, na temporada atual o time será um “intruso”: os outros três semifinalistas são do estado de São Paulo (Bauru, Pinheiros e o vencedor do confronto entre Paulistano e Franca, que ainda será realizado*).

O duelo decisivo entre Mogi/Helbor e Universo/Vitória começou tenso e equilibrado. A equipe do interior paulista foi para o intervalo do jogo com a vantagem no placar (43 a 41). Mas, no terceiro quarto, os guerreiros do Leão foram avassaladores. Com Dawkins, Key e Arthur inspirados, o time anotou trinta pontos e virou o jogo (57 a 71). No último quarto e com o apoio da torcida, o Mogi de Shammell tentou reagir, mas não conseguiu resistir à experiência de Dawkins e companhia.

Arthur, um dos destaques do time nesta tarde épica, com 18 pontos anotados e 7 rebotes, comemorou a classificação. “Fizemos um ótimo jogo. Sabíamos da pressão que enfrentaríamos, mas hoje conseguimos jogar bem tanto na defesa quanto no ataque, principalmente no segundo tempo. Aí a pressão mudou de lado. O time está de parabéns pela luta e entrega na quadra e já temos que pensar na semifinal”, disse o ala.

O treinador Regis Marrelli, natural de Mogi das Cruzes (SP), valorizou o espírito coletivo da equipe. “Quando vamos jogar uma decisão desse nível não podemos perder o foco por nada. Não dava pra entrar na pressão da torcida e estivemos bem focados no jogo. A ideia era manter o equilíbrio e eu acredito muito no basquete coletivo. E assim foi com a nossa equipe hoje. Na terça-feira, no primeiro jogo da semifinal, nós precisamos de gente dentro e fora do ginásio. Do apoio e do carinho da torcida que vem sendo importante. Precisamos do ginásio de Cajazeiras lotado”, comentou.

Com a classificação à semifinal, o Universo/Vitória ganhou o direito de disputar a sua primeira competição internacional no basquete. O rubro-negro poderá participar, a depender da sua colocação fina, do Campeonato Sul-Americano ou da Liga das Américas. Agora, o time comandado por Regis Marrelli aguarda o vencedor do confronto entre Franca (SP) e Paulistano (SP) para saber quem será seu adversário na semifinal do NBB CAIXA*.

*O Paulistano (SP) venceu o Franca (SP) por 80 a 67 no Pedrocão, em Franca, na noite deste sábado (6) e será o adversário do Universo/Vitória na série de playoffs pelas semifinais do NBB CAIXA. (atualização às 21h30)

AEROPORTO – A torcida do Vitória está convocada para recepcionar a Constelação de Leão no Aeroporto Internacional de Salvador, neste sábado (6), às 23h45. O voo chega à 0h10 e nossos guerreiros merecem torcida! O time está entre os quatro melhores do país em um campeonato de alto nível. A farra hoje é no AeroNego!

HOMENAGEM NO BAVI – Toda a equipe do basquete será homenageada neste domingo (7), no clássico entre Vitória e Bahia,no Barradão, pela final do Campeonato Baiano de futebol. Os jogadores do Universo/Vitória entrarão em campo para receber o carinho da torcida. Partiu, Barradão!

#CaldeirãoNoBarradão

Fotos: Antonio Penedo/Mogi-Helbor.